Top 10 livros profissionais para 2009

Top 10 livros profissionais para 2009

A motivação para o sucesso profissional é um tema recorrente nos livros que procuram inspirar homens e mulheres para solidificar carreiras, conquistar os seus objectivos e viver os êxitos com que sempre sonharam. Este é o top 10 dos livros profissionais a ler este ano.

1. What Color Is Your Parachute 2009 – Richard Nelson Bolles

Há mais de três décadas que este guia de carreira – editado anualmente para estar sempre actual – se mantém nas listas de best-sellers da área profissional um pouco por todo o mundo. Traduzido em 20 línguas, contém informação, conselhos e dicas valiosas, tanto para quem procura o seu primeiro emprego como para quem quer mudar radicalmente de carreira.

2. Business Stripped Bare: Adventures of a Global Entrepreneur – Richard Branson

Com mais de 40 anos de experiência profissional, no seu mais recente livro, Sir Richard Branson, presidente do império Virgin, fala abertamente de como conseguiu criar, do nada, sete empresas bilionárias em sete áreas completamente distintas. Partilha não só as suas histórias de sucesso, mas também os muitos obstáculos que enfrentou e como conseguiu ultrapassá-los. Para além de explorar o empreendorismo global como um dos grandes desafios para o futuro do mundo, revela tudo o que aprendeu com outros grandes homens de negócios como Steve Jobs ou os fundadores do Google. 

3. Think Like a Champion: An Informal Education In Business and Life – Donald Trump

A verdadeira imagem do sonho americano, Donald Trump transforma em ouro tudo aquilo que toca e, neste livro, reuniu um conjunto de lições informais acerca da vida e dos negócios onde, segundo o próprio, para se ser bem-sucedido, é preciso pensar como um campeão. Para aprender a triunfar, que seja com as palavras de um dos homens mais influentes do mundo empresarial. 

4. Peaks and Valleys: Making Good and Bad Times Work for You – at Work and in Life – Spencer Johnson

No seu mais recente trabalho, Spencer Johnson, autor do célebre livro “Quem Mexeu no Meu Queijo?”, conta a história de um homem feliz que está num pico e de outro homem infeliz que está num vale – os altos e baixos da vida e do trabalho são o tema central deste livro que procura ilustrar como é que podemos utilizar os bons e os maus momentos a nosso favor, em prol de um sucesso garantido. Se não gosta de baixar os braços, este livro é para si.

5. Escape from Cubicle Nation: From Corporate Prisoner to Thriving Entrepreneur – Pamela Slim

Foi o blogue “Escape from Cubicle Nation” que deu o mote para este livro que tem como tema central libertar-se da “prisão corporativa” para se lançar por conta própria e ser o homem ou mulher de negócios que sempre sonhou. A experiência pessoal de Pamela Slim está subjacente em cada página, aliada a dicas extremamente úteis – do ponto de vista pessoal e profissional – para quem quer realmente dar o salto.

6. 48 Days to the Work You Love – Dan Miller

Com a sua 5ª edição já a circular, este livro defende, com unhas e dentes, a premissa de que somos mais felizes se estivermos apaixonados pelo nosso trabalho. O autor, Dan Miller, apresenta o seu processo criativo para conseguir, em 48 dias, um emprego que adora, restituindo assim um equilíbrio perfeito entre a sua vida pessoal e profissional. Fonte de motivação e inspiração para quem procura mais, mas não sabe bem aonde…

7. Talent Is Overrated: What Really Separates World-Class Performers from Everybody Else – Geoff Colvin

Geoff Colvin é um dos jornalistas de negócios mais respeitados nos Estados Unidos, talvez devido à sua visão única sobre o mundo empresarial onde afirma que o talento inato não é tudo. A chave do sucesso está na prática e na perseverança, no saber trabalhar, no saber analisar os resultados de todo esse esforço e no saber ultrapassar qualquer adversidade. A prosperidade e o êxito está ao alcance de todos, independentemente do seu DNA.

8. What Got You Here Won’t Get You There:  How Successful People Become Even More Successful – Marshall Goldsmith

O sucesso é a força motivadora por de trás de muitos profissionais e Marshall Goldsmith decidiu levar esse conceito mais longe. Como é que as pessoas bem-sucedidas se tornam ainda mais bem-sucedidas? Segundo o autor, a fórmula é, na realidade, muito simples: o comportamento profissional. Existem 20 hábitos relacionados com o ambiente de trabalho que podem impedi-lo de continuar a trepar a escada corporativa a caminho do êxito e o autor explica muito bem o que deve fazer para eliminar esses maus hábitos e receber o sucesso de braços abertos.

9. They Don’t Teach Corporate in College: A Twenty-Something’s Guide to the Business World – Alexandra Levit

Quantas vezes nos queixamos que saímos da universidade sem qualquer preparação efectiva para o mundo real? A autora deste best-seller percebe muito bem a situação dos recém-licenciados que, embora motivados para vencer, não sabem como e por onde começar. Um livro de auto-ajuda interessantíssimo e recheado de conselhos directos e sugestões preciosas para quem dá os seus primeiros passos na esfera profissional.

10. You Majored In What? – Katharine Brooks

“O que vais fazer com esse curso?” é uma pergunta que se ouve frequentemente nos dias que correm, muitas vezes misturada com um ar de surpresa e/ou de pena. Mesmo com o diploma na mão, nem sempre a nossa educação nos proporciona grandes oportunidades e cada vez menos face a um mundo empresarial competitivo e em clara recessão. Dar uma volta inteligente àquilo que pode parecer “um beco sem saída” é o desafio desta autora que utiliza a observação, a criatividade e as experiências para celebrar a sua educação.

Gostou deste artigo?: