As principais características de um bom colega de trabalho

Colegas de trabalho em armonia

Quando nos inserimos no mercado de trabalho, temos imensas expectativas em relação ao trabalho em si, à empresa à qual dedicamos o nosso tempo e esforço, à equipa com a qual trabalhamos e aos chefes. É fácil definir o que esperamos de um trabalho, dos nossos chefes e colegas, mas a prática ensina-nos que as nossas expectativas nem sempre correspondem à realidade da prática de um trabalho e do que é segurar um emprego. É necessário um bom ambiente de trabalho que nos cative e mantenha motivados e, para tal, para além do trabalho no seu todo, é importante que os nossos colegas de trabalho funcionem connosco de modo para que o produto ou serviço resultante dessa união seja bem recebido pelo público. Foquemo-nos no espírito de equipa no trabalho, que é feito de pessoas que nos incitam a trabalhar mais e melhor para o bem de todos e da empresa. Conheça 7 características de um bom colega de trabalho e aprenda também a ser um.

Empenhado

Claro que um bom trabalhador terá que ser empenhado e capaz de cumprir com os seus deveres devidamente. Se cada um dos colegas de trabalho se empenhar a 100%, o produto final será o sucesso da empresa, dos seus produtos ou serviços e das equipas em si.

Honesto e humilde

É importante que o seu colega de trabalho seja uma pessoa centrada, honesta e humilde, partilhando as suas vitórias com a restante equipa em vez de assumir todos os pontos positivos como apenas seus. É bom que seja honesto e não espalhe boatos ou tente atropelar os restantes trabalhadores, assim como não invente histórias para ficar bem na fotografia enquanto fala mal dos outros trabalhadores.

Parceiro

Um bom colega de trabalho deverá saber cumprir com as suas funções e, também, ser capaz de ajudar os seus colegas para que todos consigam uma produção positiva que se traduzirá no sucesso da equipa e da empresa.

Facilitador

Um bom colega irá manter uma boa relação com os colegas de trabalho, dará o seu melhor para não interferir no trabalho dos demais e facilitará o trabalho de todos, para que toda a equipa tenha resultados positivos.

Amigo

Um bom colega de trabalho poderá transformar-se num bom amigo, no entanto, há que aprender a dividir a vida privada da vida profissional, agindo no trabalho como colegas e não como amigos. O mesmo funciona quando surge um romance entre funcionários da empresa.

Respeitador

De modo a que seja um bom colega de trabalho, é bom que respeite toda a equipa e empresa. Há que ser ponderado e calmo com os colegas mais negativos e fora do ambiente de trabalho não deve interromper os demais, nem os usar como degraus para o seu próprio benefício.

Bem-educado

Um “Bom Dia” pela manhã, o afastamento dos boatos, a disponibilidade para que se tirem dúvidas, a capacidade de perguntar quando não se sabe, são tarefas de um colega de trabalho empenhado e bem-educado. Saber lidar com outras pessoas de uma forma educada mesmo quando estas são difíceis de lidar, é uma das maiores valias de qualquer bom profissional e todos os colegas de trabalho deverão tê-las.

Além de todas estas características, o bom colega de trabalho deverá ser positivo, saber fazer críticas construtivas para que o trabalho cresça e seja positivo, dar crédito aos seus colegas quando estes fazem um bom trabalho e aceitar e produzir de acordo com o que lhe é pedido. No fundo, para se ser um bom colega de trabalho, é apenas necessário que se seja também uma boa pessoa, ou que se seja bom a passar essa ideia para o bem de todos durante as horas de trabalho e funções de trabalho fora do escritório.

Gostou deste artigo?: