Como vender produtos artesanato online

Artesanato feito à mão

Cada vez mais pessoas criam os seus próprios produtos, umas para poupar, outras porque preferem a sua originalidade e outras porque abraçam uma vida verde e preferem reciclar produtos, dando-lhes uma nova vida, outras porque estão desempregadas e procuram uma nova forma de ganhar dinheiro.

Atualmente o artesanato urbano é a área em maior crescimento, com áreas como a bijutaria de autor, reciclagem de produtos e a utilização de produtos orgânicos na confeção de produtos de beleza e alimentos. Por outro lado, os produtos tradicionais de artesanato têm também vindo a ser valorizados e reconhecidos cada vez mais como peças de arte, atualmente em exibição na decoração de muitos espaços e casas jovens. Isto porque os jovens adoram coisas novas e originais, e o artesanato é uma área em crescimento junto deste setor.

Sendo assim, se é artesão ou artesã, se cria produtos na área do artesanato urbano, saiba como pode começar ou dar impulso ao seu negócio, comercializando os seus produtos sem ser numa loja física.

Artemix  

O Artemix é o maior mercado de artesanato urbano, um conceito muito na moda, que implica produtos modernos, mais dirigidos a um público urbano, com mais poder de compra, e mais orientado para o artesanato visto como obras de arte e na área da beleza. Se o seu artesanato se incluir nesta categoria, este é o local onde o poderá vender. As lojas têm um custo anual, mas a sua segmentação acaba por levar quem aprecie este tipo de peças diretamente até si.

Classificados

Atualmente, os sites de classificados são grandes mercados de compra e venda. Aqui poderá vender praticamente tudo, incluindo peças artesanais, que as suas mãos criem e as quais deseje ver rapidamente à venda sem custos. No entanto, existe um problema neste tipo de vendas, é que não existem tantas garantias de qualidade por parte do comprador, pois, são mercados abertos. Para além disso, não existe segmentação dos compradores, sendo mais difícil chegarem ao seu produto entre os milhares que já existem à venda não relacionados. No entanto, se existir uma categoria de artesanato, será mais fácil de comercializar os seus produtos.

eBay

O eBay é o maior mercado do mundo, especialmente para quem gostar de ter uma loja num centro comercial gigante. Este colosso da Internet é uma excelente plataforma para vender produtos ao mundo todo. Poderá criar a sua loja, obter feedback dos compradores, e chegar a um público tão vasto que de outra forma não o conseguiria. Para vender no eBay, o ideal é estudar este mercado, começar por criar uma loja aqui, e depois investir na sua promoção dentro deste mercado.

Etsy

O Etsy é o maior mercado de artesanato do mundo, existindo em diversos países. Poderá criar a sua loja em qualquer plataforma de um dos países existentes e, a partir daí, começar a vender os seus produtos no país onde criou a sua loja de artesanato. Idealmente, deverá escrever e falar inglês para conseguir comunicar com os compradores desta plataforma. Aqui só paga se vender o produto, ou seja, é-lhe cobrada uma comissão sobre cada venda. Se desejar promover os seus produtos dentro do próprio site, também o poderá fazer, adquirindo formas de publicidade para destacar o seu produto.

Blog Pessoal

Embora não seja a forma de venda mais fácil, é uma forma acessível de conseguir colocar os seus produtos online, sem grande conhecimento e sem custos, e sem necessitar que lhe criem um site de e-commerce. Poderá criar um blog pessoal no Blogger ou no Wordpress, contudo, o lado reverso da medalha é que numa imensidão de blogs e sites que existem na Internet, como é que garante que os seus clientes o encontrem? Para dar a volta a este problema, poderá investir em publicidade nos motores de busca. Poderá também promover o seu blog junto de outros blogs que escrevam sobre o tema, pedindo sempre antecipadamente que coloquem uma notícia sobre os seus produtos, que poderá ser você a escrever ou não. Não se esqueça de escrever sobre os seus produtos também, conte a sua história, partilhe a sua vida, afinal um blog não é um site de e-commerce.

Artesananum

Este mercado online é gratuito, e tem como tema o artesanato, o que é naturalmente excelente para quem deseja vender peças de artesanato, especialmente sem custos.

Gostou deste artigo?: