Como subir na carreira sem pisar ninguém

Pessoas no computador no seu local de trabalho

Uma carreira profissional é uma evolução que, por vezes, pode ser lenta. Sente-se frustrado e com vontade de ser mais reconhecido pelo seu trabalho? Não desespere. Nesta lista, vai encontrar 7 dicas essenciais para conseguir ganhar motivação e subir na sua carreira: o caminho não é a "pisar" os seus colegas de trabalho.

Às vezes, deixamo-nos levar pela frustração de não vermos resultados concretos na nossa evolução profissional. Esse desespero, aliado à dificuldade em ter relações pessoais saudáveis com os nossos colegas, podem tentá-lo a tentar prejudicar os seus colegas de forma a ter reconhecimento. No entanto, podemos dizer-lhe que os profissionais de sucesso optaram por outras vias, a do trabalho de equipa e da humildade. Confira a nossa lista de forma a saber quais as melhores estratégias para ter uma evolução saudável - e merecida - no seu posto de trabalho.

1. Não se exiba

Tentar fazer-se melhor do que o seu colega do lado só o vai deixar mal visto. Por regra, as pessoas que têm necessidade de apregoar o que possuem, onde foram no último verão, qual o modelo do carro ou a escola luxuosa dos filhos são as que são mais inseguras e as que têm mais inveja dos outros. Não se identifica neste grupo? Então lembre-se: não se faça mais do que é, mantenha uma boa relação com os colegas de trabalho e não os tente diminuir.

2. Valorize o trabalho de equipa

Não há nada que um chefe aprecie mais do que ver a sua equipa a trabalhar em conjunto. Se conseguir abstrair-se do individual e se focar no trabalho em grupo, vai demonstrar um grande poder de liderança, bem como revelar que o seu principal objetivo é a evolução e crescimento da empresa e que está ali para verdadeiramente "vestir a camisola". Acredite: vai ser apreciado pela atitude. 

3. Não caia na tentação de querer ficar com os louros

Fez parte de um projeto que teve um imenso sucesso e pôs todo o seu esforço nesse trabalho? Muito bem. Não tente ser a única pessoa reconhecida e, se for, aproveite o momento para elogiar um colega ou para motivar o seu grupo de trabalho. Aqueles que dizem "fui eu que fiz tudo, se não fosse eu nada teria sido feito" são tomados como convencidos e arrogantes. Mesmo que seja verdade, é uma atitude desprezada pelos chefes.

4. Saiba pôr em prática o significado de "competição saudável"

Competir faz parte da natureza do ser humano. Porém, não deixe que lhe suba à cabeça a sensação de ter de ganhar tudo e ser o melhor em tudo. De facto, a melhor forma de evoluir é saber quais são os nossos pontos fracos e como os havemos de melhorar. Ninguém é bom em tudo e haverá sempre alguém melhor do que nós. Não estrague boas relações de trabalho porque quer ser melhor do que toda a gente. Compita, seja um bom colega de trabalho, mas faça-o de forma saudável.

5. Não esteja sempre à espera da frase "Parabéns, muito bem!"

Sabemos que pode ser bastante desmotivador fazer um bom trabalho e não ouvir uma única palavra de apreciação. Porém, a confiança parte de nós. Se sabe que fez um bom trabalho, fique feliz por si e pela sua equipa. Não fique chateado se não for reconhecido. Provavelmente está a ser testado precisamente pelas suas capacidades. Este ponto requer um grande nível de maturidade, que só é conseguido com a aprendizagem e evolução profissional. Não esmoreça, mostre ao patrão que é um ótimo trabalhador e encare as dificuldades como um desafio.

6. Não leve as coisas para o lado pessoal

Por vezes, há brincadeiras que mexem no nosso íntimo ou frases que nos magoam. Não demonstre. Se está a ser desrespeitado, tenha uma conversa séria e adulta com a pessoa que o está a incomodar. No entanto, ficar chateado por tudo e por nada só vai demonstrar que para além de imaturo, não consegue lidar com as suas emoções. 

7. Encoraje os seus colegas a serem melhores

Apostamos que o leitor quer ser o melhor dos melhores no seu posto de trabalho. Mas há várias formas de aumentar a produtividade no trabalho. Uma delas é ajudar os seus colegas. Na maior parte das vezes, os chefes reparam nestas atitudes, apesar de não dizerem nada (ponto 5), reconhecem quem zela pelo bem da equipa e quem só se preocupa consigo mesmo. Assim sendo, não se esqueça: trabalho em equipa, motivação conjunta e um ambiente saudável são-lhe favoráveis a si, ao seu chefe e aos seus colegas.

Em todos os trabalhos há um colega complicado, um chefe difícil e exigente ou uma pressão que lhe põe os cabelos em pé. O truque é concentrar-se no seu melhor e desenvolver uma atitude positiva. Não leve desaforos profissionais para casa nem problemas pessoais para o trabalho. Acima de tudo, seja você mesmo, não tente fingir algo que não é. Ninguém evolui sem se esforçar para isso e o sucesso, apesar de demorado, chega sempre a quem verdadeiramente luta por isso. Boa sorte!

Gostou deste artigo?: