Como mostrar ao patrão que é um ótimo trabalhador

Nos tempos que correm é cada vez mais difícil manter um emprego estável, uma carreira segura e um patrão satisfeito com o seu trabalho. Quando se encontra um trabalho no qual se encaixa perfeitamente, e mesmo que não seja um encontro perfeito de ideais ou até mesmo quando o trabalho não é o seu trabalho de sonho, há que saber trabalhar, ser um bom colaborador e ir de encontro ao que é pretendido do seu trabalho. Saiba como mostrar ao patrão que é um ótimo trabalhador e receba a sua admiração e lealdade

Conhecer os objetivos do seu chefe de equipa

Ao mudar de emprego deverá inteirar-se de quem é a sua equipa, quem a gere e exatamente o que é esperado de si. Mesmo que não tenha um período de formação dentro do trabalho, foque-se e pergunte como o seu trabalho deverá ser realizado. Saber o que fazer e como fazer é o primeiro passo para trabalhar bem.

Entender os objetivos do patrão e da empresa

Inteire-se do que é esperado da sua equipa, da empresa e do seu patrão em si. Faça as perguntas certas e mostre-se empenhado e motivado a desempenhar o seu papel da melhor forma possível. Integre-se na empresa como parte de uma engrenagem para atingir os objetivos esperados não só por si mas também pelos da equipa, da empresa e do patrão.

Ser honesto e aberto com a chefia

Seja qual for o seu papel dentro da empresa, é importante que aja de acordo com o modus operandi da mesma. Caso surja algum problema, especialmente se não o conseguir resolver de imediato, deverá reportá-lo a quem estiver imediatamente acima de si na empresa, bem como às entidades que poderão resolver o problema dentro da empresa. Não tenha medo de admitir falhas ou erros, mostre-se produtivo e capaz de lidar com os problemas e resolver tudo o que estiver nas suas mãos.

Não incomodar se não for estritamente necessário

Após o período de formação ou primeira semana de trabalho, mostre-se autónomo. Não deverá incomodar o seu patrão com problemas secundários. Ele ou ela terá questões prioritárias e mais importantes a tratar do que lhe estar a ensinar como conseguir um cartão para tirar fotocópias. Pergunte a um colega de trabalho. Recorra ao seu patrão apenas quando precisar de colaboração no trabalho. Mostre o seu valor como trabalhador.

Fazer o trabalho a tempo e horas

Terá prazos a cumprir. Faça o seu melhor para conseguir o trabalho antes de o prazo terminar, ou melhor, assim que possível. Mostre-se empenhado e mostre eficiência. Se entregar um trabalho bem feito muito antes de o prazo terminar, o seu patrão ficará decerto impressionado consigo e com o seu trabalho.

Ser proativo

Como referido anteriormente, além de ser honesto em relação aos problemas, deverá procurar soluções. Os seus superiores deverão estar inteirados dos problemas, mas se os conseguir resolver corretamente sem incomodar o seu patrão, mostrará aquilo de que é capaz. Todos os patrões gostam de empregados que resolvem problemas ao invés de os apontar.

Cumprir os objetivos e promessas

Se lhe foi designado um trabalho, é seu dever cumpri-lo. Mesmo que tenha que trabalhar em casa para terminar um projeto que deverá estar terminado na manhã seguinte, não o deixe por fazer. A sua parte do projeto poderá ser essencial para a continuação do mesmo dentro dos prazos esperados e para que a equipa faça uma boa figura. Assim sendo, mantenha uma boa relação com os colegas de trabalho e cumpra sempre os seus objetivos e promessas.

Um bom trabalhador é alguém que conhece os objetivos esperados de si, da equipa e da empresa e empenha-se ao máximo para fazer um trabalho de excelência. Cumprindo com prazos, trabalhando em conjunto com a demais equipa, demonstrando as suas capacidades de trabalho e resolução de problemas são meio caminho andado para o sucesso. A estes pontos acrescenta-se ser-se educado, agradável, empenhado, focado, assíduo e pontual. Vestindo a camisola da empresa com orgulho e dedicação demonstrará que é um bom trabalhador, e o seu patrão decerto reparará nisso.

Gostou deste artigo?: