Como manter uma boa relação com os colegas de trabalho

São diversos os estudos que comprovam que a melhor forma de gerir e contornar um dia-a-dia profissional agitado é através do ambiente. De facto, o convívio e a socialização com os colegas parecem ser a maior fonte de motivação para a maioria das pessoas. Porém, sabe-se que nem sempre é fácil conseguir boas relações pessoais no local de trabalho – a empatia nem sempre é fácil de criar, os conflitos podem surgir e, no caso de personalidades mais tímidas ou introvertidas, tomar a iniciativa de iniciar contactos pode não ser uma tarefa fácil. Mas também não é impossível ter e manter uma boa relação com todos os colegas de trabalho, pois não?!

Comece pelo básico: falar!

A comunicação verbal é, felizmente, essencial e inata ao ser humano. Começamos muito cedo a desenvolver os nossos dotes comunicacionais, sendo precisamente através deles que conhecemos os outros e nos damos igualmente a conhecer. Por isso, comece pelo básico: converse com os seus colegas. Diga bom dia e até amanhã, pergunte onde vai almoçar, como está a correr o trabalho, se já viu aquele filme de que se fala tanto e esforce-se por manter uma comunicação fluida regular. As relações são como uma planta: precisam de ser alimentadas, com diálogo, comunicação e disponibilidade.

Baldas só nas folgas

Cair nas boas graças dos colegas implica que tenha uma boa conduta profissional. Por isso, cumpra os seus horários e esforce-se por realizar eficazmente as suas tarefas, demonstrando ser um profissional competente e aplicado. Pessoas que chegam tarde ao emprego e que arrastam tarefas ou as delegam a terceiros não são normalmente bem vistas pelos colegas. A empatia também se conquista com confiança e admiração. Por isso, deixe a preguiça e o “dolce far niente” para os dias de folga.

Peça ajuda

Ninguém consegue viver de forma isolada, nem sem a ajuda dos outros – e as pessoas que insistem em viver assim apenas marcam uma posição de egoísmo, indiferença e isolamento. Por isso, envolva os seus colegas nos seus projetos profissionais, nem que seja solicitando opiniões e conselhos sobre a melhor forma de os realizar. A humildade e a disponibilidade são normalmente meio caminho andado para se criarem relações de confiança e amizade, incluindo no local de trabalho.

Esteja disponível

Do mesmo modo que deve solicitar a ajuda dos seus colegas, esteja também disponível para os ajudar sempre que for necessário. Não se esqueça, no entanto, de ser colaborante sem arrogância nem imposição – em qualquer local de trabalho, o espírito de equipa é tudo!

Socialize depois do trabalho

Ao conviver com os seus colegas fora do local de trabalho, vai certamente descobrir gostos e interesses comuns. Por isso, ao adquirir maior confiança, organize saídas e encontros – seja um jogo de futebol, uma ida ao teatro ou a um concerto de música. Ou, na falta de disponibilidade depois do horário de trabalho, aproveitem simplesmente para almoçarem juntos ou para beberem em grupo o café da pausa matinal.

Respeite os outros

Se é uma pessoa com um sentido de humor apurado, isso pode levá-lo a uma mais rápida aceitação entre os colegas de trabalho. No entanto, tenha cuidado com as piadas aparentemente inofensivas – brincar com temas sensíveis, como a religião, o sexo ou o peso, podem levar a conflitos interpessoais que não quer, com toda a certeza, no seu local de trabalho. Considere que somos todos diferentes e que o convívio saudável é possível mesmo entre pessoas com estilos de vida totalmente distintos. Como diz a velha máxima, se quer ser respeitado, respeite quem o rodeia.

Sorria!

Há estudos que comprovam que um sorriso atrai mais sorrisos. De facto, a forma como lidamos com os outros está diretamente relacionada com o modo como eles se comportam connosco. Por isso, passe a sorrir mais, a ser mais gentil e cordial, e a elogiar quem de facto merece um elogio. Irá surpreender-se com o efeito que isso terá nos outros e, sobretudo, em si.

Gostou deste artigo?: