Como lidar com colegas de trabalho negativos

Sentimentos e pensamentos negativos no trabalho

Não há ambiente de trabalho que não tenha um: um colaborador cujo segundo nome parece mesmo ser “negativo”, ou seja, está constantemente a expressar sentimentos e pensamentos negativos relativamente à empresa e ao trabalho. Infelizmente, a negatividade é contagiante, por isso, saiba como lidar com colegas de trabalho que só conseguem ver o lado negro do mundo profissional.

Porquê tanta negatividade?

Não é raro um escritório ser abatido por um ambiente negativo e pessimista – basta um acontecimento menos feliz que afete todos ou simplesmente o mau humor de um colaborador que julga ter o pior emprego do mundo e faz questão de manifestar isso diariamente. Os colegas de trabalho negativos são-no por vários motivos, sendo os principais os seguintes: excesso de trabalho; falta de reconhecimento (quer profissional, quer financeiro) pelo trabalho que executa; trabalho monótono, pouco motivador; incompatibilidade com o chefe/diretor; incompatibilidade com outros colegas de trabalho; discordância com a forma como a empresa é gerida; ansiedade sobre o futuro da empresa e, consequentemente, o seu próprio futuro profissional e progressão na carreira.

Ambiente de trabalho negativo

O negativismo no trabalho pode ser um ciclo vicioso que determina o ambiente que se vive no escritório diariamente – isto porque os colegas de trabalho negativos podem ser tão pessimistas e persistentes com a sua postura e forma de comunicação, que acabam por influenciar outros colegas. Quer seja através de desabafos, reclamações constantes ou a promoção de rumores, os colegas de trabalho negativos chegaram a um ponto nas suas carreiras em que apenas conseguem lidar desta forma com o trabalho. Pior do que isso, é que esta é uma mentalidade que facilmente influencia o ambiente de trabalho, podendo contagiar colegas que normalmente são positivos, envolvendo também eles no clima de pessimismo profissional. A cultura do negativismo pode refletir-se de várias formas: quebrar a motivação, enfraquecer o espírito de equipa, causar conflitos nos relacionamentos profissionais, levar o trabalho para casa, o que pode acabar por afetar negativamente a vida pessoal.  

Como tornar o negativo em positivo

Para quem tem de lidar diariamente com este tipo de colega, ir trabalhar todos os dias pode tornar-se um suplício – ser bombardeado a cada instante por uma atitude negativa pode tornar o horário de expediente um verdadeiro inferno, desgastando uma pessoa física, psicológica e emocionalmente. Saiba como lidar com os colegas negativos e torne cada dia de trabalho numa experiência mais positiva:

  • A forma mais simples de lidar com colegas de trabalho negativos é evitá-los. É claro que esta solução nem sempre é possível, por isso, quando um colega que vem falar consigo sobre determinado assunto rapidamente passa para uma conversa negativa sobre a empresa ou o diretor, por exemplo, explique-lhe que pretende falar exclusivamente do assunto em questão.
  • Se tiver confiança com o colega em questão, convide-o para tomar um café no final do dia para que possam conversar sobre aquilo que ele/ela possa estar a sentir, evitando assim conversas negativas no local de trabalho.
  • Aconselhe o colega a determinar qual a principal causa do seu negativismo e ajude-o a procurar uma solução: talvez essa passe por uma conversa franca com o chefe ou, em casos mais extremos, implique a mudança de emprego.
  • Mesmo os colegas de trabalho mais negativos não podem ser ignorados ou postos de parte – procure fazer o oposto, ou seja, promover um espírito de equipa para que essa pessoa se sinta parte de um projeto que vale a pena, podendo assim ver o panorama profissional por um outro prisma, mais positivo. Quanto mais ouvidos der a um colega negativo, mais vezes este o vai procurar para falar sempre do mesmo.
  • Evite almoçar ou lanchar com colegas que passam até o tempo de pausa e de descanso a falar negativamente sobre tudo o que esteja relacionado com o trabalho. É a maneira mais fácil de entrar na conversa negativa e de estragar um dia de trabalho que até estava a correr bem.
  • Se o problema persistir e estiver a afetar seriamente o seu e o trabalho da restante equipa, outra solução pode passar por falar diretamente com o chefe – para que este possa tomar uma atitude para com o colega em causa.
  • Mantenha-se focado nos seus objetivos profissionais e tente não deixar-se influenciar pelo negativismo de outros colegas de trabalho. Dentro do possível, responda sempre ao pessimismo com energia positiva – se não conseguir contagiar a outra pessoa, pelo menos pode ser uma chamada de atenção para a forma como se estão a comportar ou então podem mesmo deixar de ter esse tipo de conversas consigo. Rodeie-se de colegas positivos, que contribuem para um bom ambiente de trabalho.
  • Por vezes, os ambientes negativos persistem e dificilmente mudam porque as pessoas não querem ou simplesmente não sabem mudar. Fazer um esforço para motivar e animar colegas negativos pode ser uma boa ação da sua parte, mas não é a sua responsabilidade, nem é algo com o qual tenha de lidar diariamente. Se sentir que o ambiente de trabalho negativo dificilmente vai deixar de o ser, considere outras perspetivas profissionais como pedir transferência para outro departamento ou filial; ou mesmo mudar de emprego.
Gostou deste artigo?: